Rede de Voluntariado Missionário

Coordenação e dinamização da Rede das entidades de voluntariado missionário

Incentiva a partilha de experiências e desenvolve um plano anual de formação conjunta, para formadores e voluntários. Congrega mais de 60 organizações (grupos universitários de ação social, movimentos ligados a congregações religiosas, grupos missionários diocesanos, paróquias, organizações não governamentais ligadas à Igreja Católica, etc) e envia voluntários para projetos de voluntariado missionário, maioritariamente em países em desenvolvimento.

Em cada ano, a FEC recolhe e compila os dados de cada entidade associada. Em 2020 lançaram-se os dados em forma de mensagem de esperança, sem números, devido ao contexto de pandemia.

“Ser missionário em tempo de pandemia torna a missão, ainda mais, em um ato de fé. Vai muito mais além do que sair da zona de conforto. É necessário reinventar, redefinir os espaços onde nos movemos e tentar continuar o percurso que foi começado; mais do que nunca a missão não é só fora de portas… é a oportunidade de nos concentrarmos em atividades que fomos protelando anteriormente, aprofundar laços e fazermo-nos ainda mais família da família que nos acolhe.”

Susana Magalhães Vieira e Rui Magalhães Vieira
Missionários do CMAB em missão em Pemba, Moçambique

Onde

PORTUGAL

Nacional

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Impacto

47 Voluntários formados antes da partida em missão

12 Organizações capacitadas

Outros projetos do mesmo eixo estratégico